Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento de habilidades metatextuais e sua expressão na produção de textos de opinião* * Este artigo é baseado em parte da Tese de Doutorado da primeira autora, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sob orientação da segunda, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Nossos agradecimentos à Secretaria Municipal de São José dos Pinhais, à escola e à professora que colaboram com esta pesquisa e, principalmente, aos estudantes, pela sua valiosa colaboração.

Metatextual knowledge development and its expression in the production of opinion writing

RESUMO

O artigo apresenta e discute dados do aprimoramento da capacidade de escrita a partir da reflexão sobre a aprendizagem das especificidades próprias da linguagem argumentativa. Realizou-se uma pesquisa de intervenção para o desenvolvimento da capacidade de gestão consciente do uso de marcas linguísticas da argumentação (operadores argumentativos e organizacionais). A escrita dos participantes do estudo - 18 alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública - foi analisada considerando-se dois aspectos: a) A relação entre os conhecimentos linguísticos relativos à coerência e à coesão e o aperfeiçoamento da escrita; b) A apropriação das especificidades tipológicas concernentes à escrita argumentativa. O estudo revelou que a decisão de usar os elementos constitutivos de um texto de opinião (argumento, contra-argumento, resposta) não é o único fator que orienta as produções textuais. Um importante fator evidenciado nas etapas de produção está relacionado ao tema e à forma como ele é apresentado aos participantes. Assim, verificou-se que o texto é mais bem desenvolvido quando o tema proposto possibilita a criação de um espaço de negociação de divergências na produção textual. Entretanto, a realização de intervenções didático-pedagógicas possibilitou que os estudantes refletissem sobre os elementos da "estrutura argumentativa", o que resultou em um aumento de suas habilidades metatextuais e, consequentemente, maior capacidade no que se refere à produção deste gênero de texto.

Palavras-chave:
habilidade metatextual; escrita argumentativa; texto de opinião

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br