Acessibilidade / Reportar erro

Sociabilidades, edição, educação: o Annuário Brasileiro de Literatura como projeto educativo (1937-1944) * * Este artigo se vincula ao Projeto de Pesquisa Moderno, modernidade, modernização: a educação nos projetos de Brasil - 1820/1970, em desenvolvimento, coordenado pela profª. Raylane Navarro, da Universidade Tiradentes e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe, por meio do Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação em Instituições de Ensino Superior de Sergipe - PROMOB. Esse projeto reúne mais de duas dezenas de pesquisadores em diversos níveis de formação - graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado -, os quais buscam compreender os modos como a educação aparece nos projetos de Brasil propostos e debatidos pela intelectualidade brasileira nos dois últimos séculos.

Sociabilities, edition, education: The Brazilian Literature Yearbook as an education project (1937-1944)

RESUMO

Este artigo se propõe a analisar o periódico Annuário Brasileiro de Literatura (ABL), publicado entre 1937 e 1944, como lugar de sociabilidade e órgão de educação da intelectualidade brasileira. O ABL se constituiu, no período, num dos mais importantes e influentes periódicos brasileiros. No texto, buscamos mostrar que ele fazia parte de um investimento de construção da unidade nacional, do intercâmbio entre agentes intelectuais diversos (escritores, editores, jornalistas etc.) e de um esforço para colocar o Brasil no concerto das nações civilizadas. O periódico propunha o congraçamento da intelectualidade a favor da unidade nacional, ao mesmo tempo que reafirmava que tal unidade não poderia prescindir da riqueza de nossa diversidade histórica, cultural e geográfica. Finalmente, apontamos que o ABL buscava educar e mobilizar os intelectuais sem descurar, no entanto, de um olhar sobre a educação escolar vista como uma condição, ou como um obstáculo, à ampliação do mercado editorial e, portanto, do esclarecimento da população brasileira.

Palavras-chave:
Intelectuais; Estado Novo; Periódicos brasileiros.

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br