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A educação permanente e as impermanências na educação * * Versão ampliada e aprimorada de trabalho apresentado no IV Coloquio Latinoamericano de Biopolítica e II Coloquio Internacional de Biopolítica y Educación, realizado em Bogotá em 2013. Agradecemos aos colegas que questionaram nossas ideias e argumentos, debateram e sugeriram incorporações ao texto original.

Continuing education and the inconstancies of education

RESUMO

Neste trabalho discutimos as conexões entre as transformações socioculturais advindas com a condição pós-moderna e a concepção de educação permanente. O corpus de análise é o livro Aprender a ser, de Faure et al. (1972), resultante de relatório da Comissão Internacional para o Desenvolvimento da Educação, presidida por Edgar Faure, e estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A partir da noção de “aprender a ser”, delineamos e problematizamos as condições históricas que tornaram possível a emergência da educação permanente e sua formulação como um imperativo contemporâneo. Nosso objetivo foi questionar a rede de poder-saber que tem tracejado, mantido e disseminado as políticas de educação permanente e suas relações com o “aprender a ser”. Procuramos mostrar que tais políticas estimulam os sujeitos a se remodelarem constantemente frente à diversificação constante de demandas não apenas socioculturais, mas também políticas e econômicas. Argumentamos que a educação permanente surge como uma resposta às impermanências da vida contemporânea, como uma forma de monitorar e administrar seus efeitos. Ressaltamos o jogo de permanências-impermanências que abre espaços de administração e, ao mesmo tempo, de invenção.

Palavras-chave:
Educação; Educação permanente; Política educativa; Biopolítica e educação.

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