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“A sorte sorriu para mim”: sorte ou estratégia de evitamento da escola pública ‘comum’? 1 1 Pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG - (APQ-02196-14), (APQ-02544-14)), e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq - Processo 446638/2014-5).

“Luck smiled at me”: luck or strategy of avoidance of the ‘ordinary’ public school?

RESUMO

Este artigo tem por objetivo investigar as razões de escolha por uma escola pública diferenciada para famílias que, por constrangimentos materiais, não poderiam escolher um estabelecimento de ensino privado para seus filhos. Situa a discussão no campo da relação família-escola, analisando as razões da escolha da escola pelas famílias investigadas, entre elas o evitamento da escola pública ‘comum’. Toma como unidade empírica de análise a escola de ensino fundamental vinculada à Universidade Federal de Minas Gerais (Centro Pedagógico-UFMG), cujo ingresso é possível apenas por meio de um sorteio de vagas aberto a qualquer interessado. As evidências empíricas sugerem que em um ambiente menos segregado, como a escola analisada, as disposições para a aprendizagem podem ser melhor potencializadas, revelando a pertinência de estudos que levem em consideração o contexto institucional conjugado às práticas educacionais na trajetória escolar do aluno, que na literatura tem sido abordado pelos estudos sobre ‘efeito-escola’.

Palavras-chave:
escolha dos estabelecimentos escolares; mobilização familiar; desigualdades escolares; relação família-escola; efeito-escola, efeito-professor

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