Acessibilidade / Reportar erro

Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos1 1 Pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), Fundação Araucária e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC).

Teachers formation and ethnical-racial relations (2003-2014): academic production in theses, dissertations and articles

RESUMO

Este artigo apresenta o percurso da literatura especializada sobre a temática formação de professores e relações étnico-raciais, no período de 2003 a 2014, tendo como objeto a ampliação sobre a temática expressa em 52 artigos produzidos em revistas qualificadas entre A1 a B5, bem como em 8 teses e 22 dissertações defendidas no período. Os dados foram trabalhados a partir dos conceitos de campo em Bourdieu (1989, 1999, 2003), representações em Chartier (1991), estado da arte em André (2009) e análise de conteúdo em Bardin (2008). Compreender essa literatura especializada e especificamente verificar as similitudes de temas entre artigos e teses e dissertações estão entre nossos objetivos, tendo a compreensão de que há similaridades entre a mesma, uma vez que parte dos artigos se origina do escopo das teses e dissertações. Entre as conclusões, inferimos que essa literatura especializada transformou questões em aportes, perspectivas, temas e objetos, conformou um campo de pesquisa, entre as diversas recorrências temáticas e de objetos. É necessário caminhar, todavia, no campo das práticas - a questão do racismo e seus desdobramentos reclama reflexões que entendam sua gênese e proliferação. Rever currículos, repensar pesquisas, problematizar aportes, criticar lugares consagrados, desafiar os cânones são algumas das dimensões deste desafio.

Palavras-chave:
Formação de professores; Relações étnico-raciais; Teses; Dissertações e artigos.

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br