Acessibilidade / Reportar erro

A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduada1 1 Este trabalho é apoiado por fundos nacionais, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT) e pelo Fundo Social Europeu (FSE), através do Programa Operacional do Capital Humano (POCH) de Portugal 2020, no âmbito do Programa de Doutoramento FCT em Ciências da Educação da Universidade do Porto; é ainda apoiado por fundos nacionais através da FCT, no âmbito do programa estratégico do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) com a ref.ª UID/CED/00167/2013. As autoras agradecem também à Doutora Carina Coelho a sua colaboração na recolha de alguns dos dados sobre o doutoramento.

The construction of the self as a researcher: reflections on the process of post-graduate training

RESUMO

Este artigo discute os processos envolvidos na formação pós-graduada e o seu papel na construção de um sentido de si como investigador. Tendo como base dados recolhidos junto de estudantes de pós-graduação da Universidade do Porto e a experiência das autoras na direção de programas de pós-graduação em Ciências da educação, analisam-se algumas experiências relevantes do ponto de vista de uma aprendizagem situada da investigação. Atende-se especialmente as formas e dispositivos que envolvem professores, supervisores, colegas e outros investigadores e que podem contribuir para o desenvolvimento progressivo do que-fazer da investigação.

Palavras-chave:
Pós-graduação; Mestrado; Doutorado; Investigação; Comunidade de prática de investigação

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br