SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número71Number line estimation strategiesPsyche, language and autism: contributions from semiotics within educational contexts índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

MARTINS, Lígia Márcia  y  LAVOURA, Tiago Nicola. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educ. rev. [online]. 2018, vol.34, n.71, pp.223-239. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.59428.

O presente trabalho apresenta contributos do método denominado de materialismo histórico-dialético para as investigações em educação. Ao tempo em que se espera lançar argumentos que possam servir de fundamentos e de parâmetros de análises para as investigações em educação, norteadas pela premissa científica da busca pela inteligibilidade da realidade social, colocaremos em destaque as seguintes questões teórico-metodológicas: a relação entre a dimensão ontológica e a dimensão epistemológica da realidade, e os fundamentos teóricos que sustentam as categorias de análise do objeto investigado. Na sequência, procederemos à transposição dos referidos preceitos para as pesquisas denominadas empíricas e teórico-conceituais.

Palabras clave : Materialismo histórico-dialético; Método; Conhecimento científico..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )