SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número72Os escritos de Antonio Gramsci e obras de intérpretes em teses e dissertações sobre políticas educacionais (2000-2010)A história encastelada e o ensino encurralado: reflexões sobre a formação docente dos professores de história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

PERIN, Conceição Solange Bution  e  OLIVEIRA, Terezinha. Um projeto de educação para a criança no século XIII: considerações acerca da pedagogia de Ramon Llull. Educ. rev. [online]. 2018, vol.34, n.72, pp.231-247. ISSN 0104-4060.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.59496.

Este estudo analisa a proposta de educação para a criança apresentada na obra Doctrina Pueril de Ramon Llull (1232-1316). A obra foi escrita para seu filho, Domingos, por volta do ano de 1275-1276. Consideramos as reflexões e, especialmente, as regras propostas por Llull como essenciais para a formação humana. Segundo o autor, o desenvolvimento humano não é algo que se adquire naturalmente, pois demanda ensinamentos, modelos e exemplos a partir dos quais as crianças apreendem e seguem desde a mais tenra idade. Centraremos a análise nos princípios educacionais que Llull ensinou a seu filho acerca das virtudes e crenças necessárias para a formação da pessoa. Do ponto de vista do autor, esses conhecimentos deveriam ser norteados por meio das ciências, por conseguinte, segundo princípios da racionalidade. Para elaborarmos nossa análise sobre a proposta de Llull retomaremos, também, outros intelectuais da Idade Média, como Hugo de São Vitor (1096-1141), Boaventura de Bagnoregio (1221-1274), dentre outros. Nesse sentido, entendendo ser a educação uma exigência atemporal. O estudo tem como pressuposto metodológico a História de Longa Duração, pela qual podemos, de acordo com Marc Bloch (1886-1944), entender o homem como ‘fundo permanente’ de qualquer momento histórico.

Palavras-chave : Ramon Llull; Intelectuais; Ensino/Pedagogia; Criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )