SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número74O historiador e a pesquisa em educação histórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

MARTINS, Estevão C. de Rezende. História, historiografia e pesquisa em educação histórica. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, n.74, pp.17-33.  Epub 09-Maio-2019. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.63035.

O pensamento histórico, cuja articulação produz a consciência histórica, conduz todo agente racional humano a produzir sobre si e sobre seu meio ambiente uma narrativa histórica, fator de identidade (própria e social) e feitora de cultura. A cultura histórica como meio ambiente intelectual envolvente da educação histórica esteia-se, ao menos desde a cientificização da História a partir de meados do século 19, em dois pilares: a narrativa histórica em geral e a narrativa historiográfica em particular. A relevância para a pesquisa em educação histórica da interação e do diálogo entre essas narrativas e de sua interdependência é argumentada neste artigo.

Palavras-chave : Consciência Histórica; Historiografia; Narrativa histórica..

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )