SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número74História, historiografia e pesquisa em educação históricaDidática da história e a competência de atribuição de sentido: um estudo a partir da metodologia da educação histórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. O historiador e a pesquisa em educação histórica. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, n.74, pp.35-53.  Epub 09-Maio-2019. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.45981.

Uma das inovações no campo das pesquisas sobre ensino de história é a fundamentação das investigações na filosofia e na teoria da história, anunciando um novo paradigma para a natureza das pesquisas acerca da aprendizagem e ensino de História e que têm caracterizado o campo da educação histórica. A partir destes pressupostos, foram tomadas como objeto de análise 13 teses produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, indicativas de investigações que vêm sendo realizadas no Brasil e indiciárias desta renovação. A análise foi realizada a partir de critérios epistemológicos, teóricos e técnicos, sustentados pelo diálogo com a teoria e filosofia da História, de um lado e aspectos da metodologia da pesquisa qualitativa em educação, de outro. Resultados, ainda que parciais, indicam várias questões a serem levadas em consideração, no que se refere à aprendizagem das crianças e jovens, seja em ambiente escolar ou outros ambientes de aprendizagem. Ademais, suscitam novas questões de investigação, que também foram apontadas neste trabalho.

Palavras-chave : Educação Histórica; Aprendizagem Histórica; Didática da História; Pesquisa em Educação Histórica; Ensino de História..

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )