Acessibilidade / Reportar erro

Didática da história e a competência de atribuição de sentido: um estudo a partir da metodologia da educação histórica1 1 Este artigo compõe parte do projeto de pesquisa intitulado: Ensinar História: Um estudo sobre as práticas de ensino e a produção de narrativas históricas por professores de História da Educação Básica (Paraná - São Paulo - 1998 - 2014, financiada pelo CNPq no edital de Ciências Humanas - 471547/2014-0. O projeto engloba pesquisadores de quatro Estados: São Paulo, Kátia Maria Abud (USP) e Ronaldo Cardoso Alves (UNESP - Assis); Bahia, Iracema Oliveira Lima (UESB); Paraná, Geyso Germinari (UNICENTRO - Irati); Magda Maria Peruzin Tuma (UEL), Márcia Elisa Teté Ramos (UEM) e Marisa Noda (UENP - Jacarezinho); Goiás, Maria Conceição Silva (UFG).

RESUMO

Neste artigo apresentamos como, a partir da metodologia de investigação com pesquisas interculturais baseadas na aplicação de questionários fechados e/ou abertos (BORRIES & ANGVIK,1997), com estudos exploratórios realizados pelo projeto, com professores de quatro Estados do Brasil: Paraná, São Paulo, Goiás e Bahia, nos foi possível chegar aos resultados que apresentamos neste estudo, que procurou entender quais são as carências de orientação que indicam os caminhos que os professores seguem que determinam suas escolhas de conteúdo historiográfico e do método de ensino. Quais demandas do passado? Quais experiências e sentimentos? Analisamos o diálogo estabelecido pelos professores com a concepção de história a partir de uma narrativa apresentada em questionário fechado sobre o descobrimento do Brasil. Nesta pesquisa trabalhamos com Peter Seixas (2016) com o objetivo de perceber qual o lugar da educação histórica na produção de conhecimento na escola e na formação do pensamento histórico criando uma estratégia de tratamento dos dados em conjunto entre as concepções teóricas e a fala dos sujeitos analisados.

Palavras-chave:
educação histórica; Sentido histórico; Carências de orientação; Professores de história.

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br