Acessibilidade / Reportar erro

As histórias em quadrinhos e a Ditadura militar brasileira: a triangulação metodológica como critério investigativo das ideias históricas de jovens brasileiros1 1 Grupo Pesquisador Educação Histórica: Consciência histórica e narrativas visuais (GPEDUH-UFMT), Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, Brasil. Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH-UFPR), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil. Agradeço também ao CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” - da Universidade do Porto, Portugal, onde desenvolvo meu estágio de pós-doutoramento sob a supervisão da Profª. Drª. Isabel Barca, por possibilitar as condições de tempo e estrutura para a realização desse artigo.

RESUMO

Investiga-se como inventariar as histórias em quadrinhos que abordam a Ditadura Militar Brasileira de 1964-1985 que possibilitam mobilizar as dimensões estética, política e cognitiva da cultura histórica (RÜSEN, 2016) dos jovens estudantes brasileiros de escolas públicas. Essa investigação é ligada ao projeto da CAPES Memórias Brasileiras: Conflitos Sociais, denominado Indígenas, Quilombolas e Napalm: uma história da guerrilha do Vale do Ribeira (2015-2019). Parte-se de uma triangulação metodológica fundamentada na compreensão dos processos históricos vinculados à relação entre as estruturas de sentimento (WILLIAMS, 2003) pertencentes a cultura juvenil, a interculturalidade e o novo humanismo (RÜSEN, 2014), e ao princípio da “burdening history” proposto por Bodo von Borries (2016), o qual propõe que o fardo da história pode ser superado pela interpretação multiperspectivada instauradora de controvérsia provida pela autocrítica na teoria da história. Busca-se, a partir do inventário da tipologia das histórias em quadrinhos que narram as experiências históricas relacionadas à Ditadura Militar Brasileira, a criação de um instrumento de investigação que possibilita a construção de uma história em quadrinhos paradidática sobre a Guerrilha do Vale do Ribeira.

Palavras-chave:
Educação Histórica; Fardo da história; Estrutura de sentimento; Histórias em quadrinhos; Ditadura militar brasileira.

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br