SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número74Educação histórica e narrativas autobiográficasMétodos, instrumentos e procedimentos para saber como as competências históricas são avaliadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

BARCA, Isabel. Investigar em educação histórica em Portugal: opções metodológicas. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, n.74, pp.109-126.  Epub 09-Maio-2019. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.64403.

A pesquisa em educação histórica visa compreender o pensamento histórico dos sujeitos a nível substantivo e meta-histórico, sobretudo no que concerne aos agentes da aprendizagem no contexto da educação formal. No plano metodológico, quer os estudos sistemáticos quer os de investigação-ação têm privilegiado abordagens de natureza essencialmente qualitativa, acompanhadas de análise quantitativa de dados. Neste artigo discutem-se processos e resultados de alguns desses estudos em Portugal, à luz das opções metodológicas e de conceitos inerentes à História.

Palavras-chave : Métodos qualitativos em cognição histórica; Epistemologia e metodologia da pesquisa; Análise indutiva de dados; Progressão conceptual em educação histórica..

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )