SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número74Métodos, instrumentos e procedimentos para saber como as competências históricas são avaliadasArtefato da cultura escolar e mercadoria: a escolha do livro didático de Física em análise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

GOMEZ-CARRASCO, Cosme; LOPEZ-FACAL, Ramón  e  CASTRO-FERNANDEZ, Belén. Educação histórica e competências educacionais. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, n.74, pp.145-171.  Epub 09-Maio-2019. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.64402.

Os resultados de um estudo realizado nas universidades espanholas de Murcia e Santiago de Compostela são apresentados para examinar as percepções e conhecimentos sobre a educação histórica dos professores do ensino primário em formação. Dados estatisticamente significativos foram obtidos para permitir um diagnóstico sobre a competência profissional dos futuros professores do ensino fundamental. A pertinência de ter utilizado uma metodologia quantitativa para um estudo exploratório é justificada. Os resultados sugerem que a maioria dos participantes se identifica, formalmente, comum modelo de professor crítico, que deve utilizar métodos de ensino ativos e promover valores éticos relacionados à justiça social. Essa posição formal contrasta a) com seus modelos implícitos, muito mais tradicionais em suas concepções teóricas e metodológicas; e b) com sua seleção de conteúdos e práticas para alcançar uma educação coerente com o modelo formalmente assumido. As conclusões sugerem a necessidade de melhorar a formação de professores, ligando-a mais diretamente às práticas da sala de aula primária. Propõe-se refletir sobre a prática a partir da prática, conectando-a à formação teórica, como um modelo para formar professores competentes.

Palavras-chave : Educação histórica; Formação de professores; Percepções estudantis; Modelo de professor..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )