SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número74Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professoresQualidade da Educação Infantil: avaliação em rede e monitoramento regional - Entrevista com Antonio Gariboldi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

VIEIRA, Daniele Marques. A fotografia na experiência educativa de professores: do olhar e das interpretações. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, n.74, pp.309-327.  Epub 09-Maio-2019. ISSN 0104-4060.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.63667.

Este texto desenvolve um método para pensar a educação como experiência educativa (CONTRERAS; PÉREZ, 2010) com uso da fotografia. Tal elaboração se dá no campo da Pedagogia, sob uma perspectiva inspirada na filosofia (BENJAMIN, 1986; 2012; GADAMER, 2013; ARENDT, 2013), com referentes da fotografia pela dimensão estética (BARTHES, 1980; DUBOIS, 1998; VÁZQUEZ, 2005). Tem como objetivo discutir o constructo teórico de um método que utiliza a fotografia para pensar a experiência educativa de professores. Desenvolve a ideia do sujeito que observa a imagem como receptor e elemento determinante à sua compreensão, situado temporal e espacialmente no decurso do processo histórico, identifica algo no horizonte do vivido observado com o que pode estabelecer diálogo. Apresenta a fotografia como instrumento à análise interpretativa da realidade pelo encontro de horizontes, entendida enquanto objeto da cultura que expressa uma visão sobre a realidade e se constitui em aparato de observação pela possibilidade de gerar interpretações decorrentes daquilo que afeta o sujeito receptor da imagem. Ao interpretar o que vê na fotografia como indícios da prática educativa, o observador aciona sua experiência educativa e realiza o exercício de pensar sobre o vivido e evidenciado na imagem. Destaca-se que a fotografia não constitui mera representação dos referentes que evidencia, mas, enreda mundos em relação, de uma perspectiva histórica e estética.

Palavras-chave : Fotografia; Experiência Educativa; Professores..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )