Acessibilidade / Reportar erro

“No próximo recreio a gente briga”: interação social e disputa de meninas1 1 O presente artigo decorre da pesquisa “Crianças com crianças: o recreio escolar sob uma perspectiva interacional”, que obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Brasília. A primeira autora conduziu o trabalho de campo e foi apoiada pela segunda autora na concepção e desenho da pesquisa, assim como na análise e interpretação de dados. Agradecemos pela leitura atenta e comentários emitidos por Cristian P. Rubini Dutra.

“In the next break we fight”: social interaction and dispute among girls

RESUMO

O artigo explora interações de crianças no decorrer de uma partida de jogo de damas no recreio escolar. Por meio de observação regular prolongada e de gravações de áudio e vídeo, foi possível descrever práticas e regras do jogo e interpretar o seu significado cultural para as crianças. Também, analisamos aspectos da socialização da linguagem com base na análise da conversa etnometodológica e interpretamos as interações de crianças de acordo com a teoria de Erving Goffman. Os resultados demonstram que questões de gênero emergiram na disputa e contrariaram argumentos do campo da Psicologia vinculados à falta de complexidade existente nos jogos de meninas (PIAGET, 1994PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994.). O foco das interações não se voltou para as regras do jogo em si, mas para como estas eram mantidas, burladas e/ou reinterpretadas pelas jogadoras e jogador durante a partida.

Palavras-chave:
Antropologia Educacional; Disputa; Interação social; Jogo de damas; Recreio escolar

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br