SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1Improvement on anemia in acquired cystic disease of the end-stage kidneyBacterial aerosol generated by mechanical ventilators: a comparative study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230

Abstract

GONGORA-RUBIO, F. et al. Significância clínica, epidemiologia e microbiologia das bacteremias por estafilococos coagulase-negativos em Hospital de Ensino. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 1997, vol.43, n.1, pp. 9-14. ISSN 0104-4230.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42301997000100004.

Os estafilococos coagulase-negativos (ECN) são importantes agentes etiológicos das bacteremias hospitalares e freqüentemente considerados como contaminantes de hemoculturas. No período de outubro de 1990 a setembro de 1992, foram estudadas 300 hemoculturas positivas para ECN no Hospital São Paulo, sendo 141 bacteremias consideradas de origem hospitalar. Com o objetivo de diferenciar as bacteremias hospitalares verdadeiras das contaminantes por ECN, foram definidos critérios clínicos e microbiológicos. Apenas 20,6% das bacteremias hospitalares por ECN foram consideradas como verdadeiras. A maior freqüência de recém-nascidos internados na unidade de terapia intensiva neonatal, a presença de cateter intravascular e a utilização de nutrição parenteral foram achados significativos. Não houve diferença significante quanto a resistência a oxacilina e produção de SLIME entre os ECN isolados das bacteremias verdadeiras e contaminantes. O critério clínico e a positividade da hemocultura até 48 horas após a incubação, utilizados em nossa definição, foram úteis para caracterizar as bacteremias verdadeiras por ECN.

Keywords : Estafilococos coagulase-negativos; Bacteremia; Infecção hospitalar; Epidemiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese