SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número2Radioterapia em adenocarcinoma de pâncreasCapacidade reprodutiva de ratas aleitadas por mães que receberam levonorgestrel durante a lactação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Associação Médica Brasileira

versão impressa ISSN 0104-4230versão On-line ISSN 1806-9282

Resumo

FORTES, PAULO ANTONIO DE CARVALHO. Selecionar quem deve viver: um estudo bioético sobre critérios sociais para microalocação de recursos em emergências médicas. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2002, vol.48, n.2, pp.129-134. ISSN 0104-4230.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302002000200031.

OJETIVO: Estudo, de caráter exploratório, que trata de dilemas de natureza ética de microalocação de recursos escassos de saúde, objetivando-se, com base em referenciais bioéticos, deontológicos e utilitaristas, analisar critérios sociais considerados nas escolhas para seleção de pacientes no atendimento de emergências médicas por parte de parcela da opinião pública. MÉTODOS: Foram entrevistadas 395 pessoas, na cidade de Diadema/SP, que responderam a nove situações que versaram sobre os seguintes critérios sociais: idade, sexo, responsabilidade social, condição econômica e local de residência. RESULTADOS: Significativa parcela dos pesquisados parece aceitar que o uso de critérios sociais seja válido em situação de escassez de recursos. Mostrou a presença de elementos identificadores de correntes éticas deontológicas (justiça como eqüidade) como de correntes utilitaristas de tomada de decisão. CONCLUSÕES: Demonstrou-se uma expressiva opção pelas pessoas que se encontram em situação de "maior desfavorecimento", ou seja, se favorecem "os mais desafortunados", em detrimento de situações que pudessem levar a um maior custo/benefício social.

Palavras-chave : Bioética; Microalocação de recursos; Ética institucional; Seleção de pacientes; Utilitarismo; Eqüidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons