SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue1Increased skin pigmentation in patients with chronic renal failure undergoing hemodialysis infected with the hepatitis C virusThe phagocytosis by polymorphonuclear neutrophils in patients with systemic lupus erythematosus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230

Abstract

RODRIGUES, Karla Emilia  and  CAMARGO, Beatriz de. Diagnóstico precoce do câncer infantil: responsabilidade de todos. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2003, vol.49, n.1, pp. 29-34. ISSN 0104-4230.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302003000100030.

OBJETIVO: Alertar para a necessidade do conhecimento e investigação dos sinais e sintomas iniciais do câncer infantil, bem como para a responsabilidade de todos envolvidos no processo do seu diagnóstico precoce a fim de melhorar os nossos índices de cura. MÉTODOS: Revisão da literatura através de consulta ao Medline. RESULTADOS: O diagnóstico do câncer infantil é um processo complexo e muitas são as variáveis que parecem influenciá-lo. A detecção precoce e o pronto início do tratamento têm importante papel na redução da mortalidade e morbidade do tratamento. O melhor entendimento da relação entre estes fatores é de fundamental importância para o desenvolvimento de estratégias de saúde pública para detecção precoce do câncer infantil. CONCLUSÃO: Muitos fatores parecem estar associados ao atraso do diagnóstico do câncer infantil. O tempo que decorre entre o primeiro sintoma e o diagnóstico depende da idade da criança e do tipo do tumor, principalmente. Determinar os sinais e sintomas que devem alertar para a possibilidade de doenças malignas ainda é um desafio.

Keywords : Câncer infantil; Diagnóstico; Sinais e sintomas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese