SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue1Must the TNM staging of the renal cell carcinoma be modified again?Thalidomide: new perspectives for its use as antiinflammatory, immunossupressive and antiangiogenic drug author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230

Abstract

MONTILLA, Regina das Neves Girão; MARUCCI, Maria de Fátima Nunes  and  ALDRIGHI, José Mendes. Avaliação do estado nutricional e do consumo alimentar de mulheres no climatério. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2003, vol.49, n.1, pp. 91-95. ISSN 0104-4230.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302003000100040.

OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional e o consumo alimentar de mulheres no climatério. MÉTODOS: Em um estudo transversal foram avaliadas 154 mulheres atendidas no Ambulatório de Saúde da Mulher Climatérica (ASMUC) do Centro de Saúde-Escola da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. As variáveis analisadas foram Índice de Massa Corporal (IMC) e consumo alimentar (energia, distribuição percentual de proteínas, carboidratos e gorduras, vitaminas A e C, minerais cálcio e ferro). Para analisar valor energético da alimentação e minerais cálcio e ferro foram utilizados dois grupos etários (35-50 anos e 51-65 anos). Para análise de IMC, vitaminas A e C e percentual de macronutrientes, foi considerada a população total estudada (35-65 anos). Em todas as variáveis foram utilizadas médias e desvios padrões. RESULTADOS: O IMC médio foi 29,3 kg/m² (±6,2 kg/m²), com 75% da população acima do índice de normalidade. Quanto à energia, os resultados mostraram-se adequados para os dois grupos etários; quanto à distribuição percentual dos macronutrientes todos apresentaram-se inadequados; em relação às vitaminas e minerais, somente o ferro mostrou-se adequado. CONCLUSÃO: A população avaliada apresenta riscos à saúde, face aos valores elevados de IMC e consumo inadequado de macronutrientes, cálcio, vitaminas A e C.

Keywords : Climatério; Estado nutricional; Consumo alimentar; Índice de Massa Corporal (IMC); Obesidade; Osteoporose.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese