SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue1Thalidomide: new perspectives for its use as antiinflammatory, immunossupressive and antiangiogenic drugDiagnosis and clinical management of urinary tract infection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230

Abstract

SESSO, Ricardo  and  FERRAZ, Marcos B.. Avaliação crítica do sevelamer no tratamento da hiperfosfatemia em pacientes com insuficiência renal crônica. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2003, vol.49, n.1, pp. 103-108. ISSN 0104-4230.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302003000100042.

OBJETIVO: Avaliar em pacientes com insuficiência renal crônica (IRC), a efetividade e os custos do sevelamer, um polímero catiônico livre de alumínio e cálcio, que é um novo quelante de fósforo no trato gastrointestinal. MÉTODOS: Revisão da literatura e avaliação crítica de seis ensaios clínicos publicados sobre efetividade e duas avaliações econômicas do sevelamer em pacientes com IRC. RESULTADOS: O sevelamer é um quelante de fosfato efetivo (utilizado na dose média de 3,5g/dia dividido em 3 doses às refeições) e com efeito similar ao obtido com sais de cálcio, além de não apresentar os efeitos colaterais destes últimos (elevação do produto cálcio x fósforo, hipercalcemia, calcificação vascular, musculo-esquelética e cardíaca, etc.). Além disso, o sevelamer promove redução em cerca de 30% nos níveis de LDL colesterol. Custos diretos do sevelamer são maiores que os dos sais de cálcio, embora os custos totais possam ser menores devido a menor taxa de complicações clínicas e hospitalizações. CONCLUSÕES: Sevelamer agrega valor terapêutico importante em pacientes com IRC e hiperfosfatemia. Estudos fármaco-econômicos devem ser realizados em nosso meio para se avaliar a relação custo-efetividade do uso do sevelamer.

Keywords : Sevelamer; Hiperfosfatemia; Insuficiência Renal Crônica; Hiperparatireoidismo Secundário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese