SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue4Evaluation of the nutritional state of the children and adolescents with asthmaTranslation and cultural adaptation of the quality of life assessment instrument for chronic renal patients (KDQOL-SF TM) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230

Abstract

GOLDIM, José Roberto; PITHAN, Carolina da Fonte; OLIVEIRA, Juliana Ghisleni de  and  RAYMUNDO, Márcia Mocelin. O processo de consentimento livre e esclarecido em pesquisa: uma nova abordagem. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2003, vol.49, n.4, pp. 372-374. ISSN 0104-4230.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302003000400026.

Objetivos: O processo de consentimento livre e esclarecido tem por objetivo permitir que a pessoa que está sendo convidada a participar de um projeto de pesquisa compreenda os procedimentos, riscos, desconfortos, benefícios e direitos envolvidos, visando permitir uma decisão autônoma. O objetivo do presente estudo foi avaliar a possibilidade de fornecer informações de forma coletiva na obtenção do consentimento livre e esclarecido. MÉTODOS: Em um projeto de pesquisa da área da Ginecologia foi utilizada a transmissão coletiva de informações, através de uma palestra, para a obtenção do consentimento livre e esclarecido. Foram entrevistadas 45 participantes deste projeto, verificando a recordação dos procedimentos, riscos e benefícios. RESULTADOS: Todas as participantes (100%) recordaram os procedimentos, 54% delas recordaram os riscos e 96% os benefícios prováveis. Comparando os presentes resultados com os obtidos em um estudo similar utilizando o processo de consentimento livre e esclarecido convencional (transmissão individual de informações), verificou-se que os sujeitos de pesquisa recordaram mais informações no atual estudo. CONCLUSÕES: Estes resultados indicam a possibilidade de que as informações necessárias ao consentimento livre e esclarecido possam ser dadas de forma coletiva, nos projetos em que esta alternativa seja adequada.

Keywords : Consentimento livre e esclarecido; Pesquisa em seres humanos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese