SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue4Risky behavior for traffic accidents: a survey among medical students in Southern BrazilPoststroke depression: risk factors and antidepressant treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230

Abstract

NOBRE, Moacyr Roberto Cuce; BERNARDO, Wanderley Marques  and  JATENE, Fabio Biscegli. A prática clínica baseada em evidências. Parte I: questões clínicas bem construídas. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2003, vol.49, n.4, pp. 445-449. ISSN 0104-4230.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302003000400039.

Na prática diária as decisões tomadas para resolver o problema do paciente são usualmente baseadas na aplicação consciente da informação avaliável por regras explicitamente definidas. A prática clínica baseada em evidências leva em consideração o reconhecimento dos conhecimentos explícitos e tácitos, entendendo que é impossível tornar explícito todos os aspectos da competência profissional. A dúvida passa a fazer parte do processo de decisão, inicialmente na identificação dos componentes inconscientes envolvidos, e em seguida na análise do conhecimento explícito utilizado nesse processo. Ao elaborarmos uma questão clínica estruturada e que possa ser respondida, devemos lembrar que essa dúvida pode estar relacionada a aspectos básicos e de definição da doença ou relacionada ao atendimento do paciente, como em diagnóstico, terapêutica ou prognóstico. Ao longo de nossa vida médica, ambos os tipos de questões estão presentes, variando na proporção em que nossa experiência aumenta à medida do tempo de prática clínica. O processo de encontrar resposta apropriada à dúvida surgida no atendimento depende da forma como estruturamos as partes deste processo. A forma preconizada é conhecida pela sigla PICO. formada por P de paciente ou população, I de intervenção ou indicador, C de comparação ou controle e O de "outcome", que na língua inglesa significa desfecho clínico, resultado, ou por fim, a resposta que se espera encontrar nas fontes de informação científica. Esta é a primeira condição básica para que a nossa busca possa ser bem sucedida, a segunda é encontrar as palavras-chaves que melhor descrevem cada uma destas quatro características da questão. Sem estes cuidados as pesquisas em bases de dados informatizadas costuma resultar em ausência de informação ou em quantidade muito grande de informação que não está relacionada com o nosso interesse.

Keywords : Medicina baseada em evidência; Decisão clínica; Atendimento ao paciente; Relação médico-paciente; Ciência da informação; Outcome.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese