SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue2Proteinuria in hypertensive syndrome of pregnancy: maternal and perinatal outcomeEvidence based clinical practice: Part III - Critical appraisal of clinical research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230

Abstract

PESARO, Antonio Eduardo Pereira; SERRANO JR., Carlos Vicente  and  NICOLAU, José Carlos. Infarto agudo do miocárdio: síndrome coronariana aguda com supradesnível do segmento ST. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2004, vol.50, n.2, pp. 214-220. ISSN 0104-4230.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302004000200041.

As doenças cardiovasculares continuam sendo a primeira causa de morte no Brasil, responsáveis por quase 32% de todos os óbitos. Além disso, são a terceira maior causa de internações no país. Entre elas, o infarto agudo do miocárdio ainda é uma das maiores causas de morbidade e mortalidade. Apesar dos avanços terapêuticos das últimas décadas, o infarto ainda apresenta expressivas taxas de mortalidade e grande parte dos pacientes não recebe o tratamento adequado. O advento das Unidades Coronarianas e a introdução do tratamento de reperfusão com fibrinolíticos ou angioplastia primária foram fundamentais para reduzir a mortalidade e as complicações relacionadas à doença. Efeitos benéficos importantes do tratamento atual incluem redução da disfunção ventricular e melhor controle das arritmias. A necessidade de reperfusão precoce é crucial para o bom prognóstico do infarto do miocárdio. O objetivo dessa revisão é enfatizar conceitos atuais básicos em relação à fisiopatologia, diagnóstico e tratamento do infarto agudo do miocárdio, de acordo com as diretrizes nacionais e internacionais.

Keywords : Infarto agudo do miocárdio; Fibrinolíticos; Angioplastia primária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese