SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue3Profile of sulphated glycosaminoglycans content in the murine uterus during the different phases of the estrous cycleEffect of propofol in combination with ephedrine upon the onset time of cisatracurium author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230

Abstract

GONCALVES, Antonio José et al. Punção aspirativa nos tumores das glândulas salivares: especificidade e sensibilidade. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2007, vol.53, n.3, pp. 267-271. ISSN 0104-4230.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302007000300027.

As neoplasias das glândulas salivares são afecções que constituem aproximadamente 3% de todos os tumores da cabeça e pescoço. O tratamento cirúrgico adequado depende do correto conhecimento do tipo histológico, principalmente quando se trata de lesões malignas. Dessa maneira, a correta determinação do diagnóstico histológico pré-operatório auxilia em muito o planejamento terapêutico, porém, geralmente, isto é difícil de se estabelecer baseado apenas nos achados da história, exame clínico e de imagem. OBJETIVOS: O presente estudo avalia comparativamente os resultados de exames citológicos obtidos através de punção aspirativa com agulha fina (PAAF) de tumores de glândulas salivares, realizados no período pré-operatório, com os dados histológicos de espécimes cirúrgicos, analisando a sensibilidade, especificidade e acurácia do método quanto ao diagnóstico de malignidade e benignidade. MÉTODOS: Estudo retrospectivo de 73 prontuários de pacientes portadores de neoplasia de glândulas salivares, todos submetidos a tratamento cirúrgico. RESULTADOS: Obtivemos 87,9% de sensibilidade e 85,7% de especificidade para diagnóstico de tumores benignos; sensibilidade de 42,9% e especificidade de 98,3% para diagnóstico de tumores malignos. O valor global da acurácia foi de 87,7%, o valor preditivo positivo de 85,7% e o negativo de 87,8% para diagnóstico de malignidade com a PAAF. CONCLUSÃO: Concluiu-se que a PAAF como método diagnóstico auxiliar, pode ser útil na avaliação pré-operatória, especialmente se o diagnóstico for de malignidade, contribuindo assim para um melhor planejamento cirúrgico do doente.

Keywords : Sensibilidade; Especificidade; Punção aspirativa por agulha fina; Glândula salivar; Neoplasia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese