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A influência da mídia nos atendimentos cardiológicos de urgência: o caso Bussunda

Impact of media coverage on cardiac emergency care: the Bussunda case

Convulsões sociais associadas a catástrofes como enchentes, terremotos e ataques aéreos apresentam maior incidência de infarto do miocárdio. A morte prematura de personagens da mídia com forte apelo popular podem representar fenômenos semelhantes. OBJETIVOS: Analisar o impacto da mídia sobre o serviço de atendimento de emergência do InCor. MÉTODOS: Através do banco de dados do InCor, foi analisado o perfil demográfico dos pacientes atendidos nos dias subseqüentes às repercussões na imprensa leiga da morte por infarto agudo do miocárdio de um importante personagem da mídia (Grupo Bussunda). Esses pacientes foram comparados com um Grupo Controle representado pelos atendimentos no primeiro semestre de 2006. RESULTADOS: Comparado ao Grupo Controle, o grupo Bussunda (Grupo B) apresentou mudanças que foram estatisticamente significativas e foram representadas pela redução da faixa etária e pelo aumento do número de homens atendidos em relação a mulheres. Este achado refletiu uma aproximação do primeiro grupo com o perfil do personagem em questão (homem, 43 anos de idade). Estas mudanças persistiram por quatro dias em relação à idade e por um dia em relação ao gênero. Apesar do aumento absoluto dos atendimentos, não ocorreu aumento do número de óbitos e de internações por infarto do miocárdio. CONCLUSÃO: A divulgação pela mídia das circunstâncias e da morte prematura por infarto agudo do miocárdio de um personagem importante provocou aumento do número de atendimentos e alterações do perfil demográfico dos pacientes que procuram o serviço de emergência cardiológica, sem que houvesse interferência no número de óbitos ou de internações.

Infarto do miocárdio; Pronto-socorro; Emergência; Mídia


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