SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número2Avaliação dos glicosaminoglicanos do tecido periuretral de pacientes com e sem prolapso genitalAuto-hemoterapia, intervenção do estado e bioética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Associação Médica Brasileira

versão impressa ISSN 0104-4230versão On-line ISSN 1806-9282

Resumo

KALIKS, Rafael A.  e  DEL GIGLIO, Auro. Tratamento do câncer de próstata avançado. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2008, vol.54, n.2, pp.178-182. ISSN 0104-4230.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302008000200025.

Pacientes com câncer de prostata metastático estão freqüentemente sob os cuidados de geriatras e clínicos gerais. Discutimos a epidemiologia e os princípios básicos do tratamento do câncer de próstata metastático, visando atualizar o não-oncologista no assunto. A base do tratamento continua sendo a manipulação hormonal, inclusive como tratamento de segunda linha. Casos selecionados podem ser tratados com ablação androgênica intermitente de maneira eficaz. Quando se desenvolvem clones de células hormônio-independentes, quimioterápicos são incorporados na terapia. A quimioterapia confere não só benefício em sobrevida, mas também na qualidade de vida, quando baseado em taxanos. Medidas adicionais como o uso de bisfosfonados e radioterapia devem ser incorporadas no tratamento em situações especiais. De modo geral, o sistema público de saúde do Brasil disponibiliza todas as medicações necessárias ao adequado tratamento dos pacientes no país.

Palavras-chave : Neoplasias prostáticas [terapia]; Hormônios [uso terapêutico]; Antineoplásicos hormonais; Quimioterapia; Epidemiologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons