SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número5Utilization of clinical guidelines by health plan operators in the Brazilian health systemSystemic bone mineral density versus clinical periodontal condition: cross-sectional study in postmenopausal women índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Associação Médica Brasileira

versión impresa ISSN 0104-4230

Resumen

CRUZ, Rita de Cássia Santa et al. Tuberculose pulmonar: associação entre extensão de lesão pulmonar residual e alteração da função pulmonar. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2008, vol.54, n.5, pp. 406-410. ISSN 0104-4230.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302008000500012.

OBJETIVO: Descrever as alterações nas variáveis da espirometria e seus distúrbios; estudar a existência de associação entre a extensão da lesão pulmonar residual ao final do tratamento da tuberculose e a alteração da função pulmonar aferida pela espirometria. MÉTODOS: Estudou-se uma série de 96 pacientes com diagnóstico de tuberculose pulmonar, atendidos em três unidades de saúde de Região Metropolitana do Recife, durante o período de janeiro de 2003 a novembro de 2005. Foram analisados pacientes de ambos os sexos, com idade a partir de 15 anos, cujas radiografias do tórax do final do tratamento foram classificadas pelo critério da National Tuberculosis Association (NTA). Os pacientes responderam questionário, no início da pesquisa, e foram submetidos à prova de função pulmonar, após o término do tratamento. RESULTADOS: Dos 96 pacientes estudados, concluímos que 89,6% apresentavam seqüelas radiográficas; 54% apresentavam seqüelas moderadas a graves. Estas alterações radiográficas correspondiam a 24,6% e 73,8%, respectivamente, de alterações na função pulmonar. CONCLUSÃO: Foram identificadas 89,6% de lesões residuais radiográficas, enquanto 66,7% das disfunções respiratórias alertam para o fato de que a assistência ao paciente com tuberculose pulmonar não deve se restringir apenas à cura baciloscópica da doença. A identificação de lesões pulmonares residuais e disfunções respiratórias em pacientes que concluem o tratamento da tuberculose permitirão instituir medidas precoces de tratamento dessas seqüelas para uma melhor qualidade de vida.

Palabras llave : Tuberculose pulmonar; Espirometria; Disfunção respiratória.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués