SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue1Prescription of phosphorus binders and calcitriol for chronic hemodialysis patientsManagement of acute asthma in adults in the emergency room: current evidence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230

Abstract

ANDRADE, Almir Ferreira de et al. Mecanismos de lesão cerebral no traumatismo cranioencefálico. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2009, vol.55, n.1, pp. 75-81. ISSN 0104-4230.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302009000100020.

O traumatismo cranioencefálico (TCE) é a principal causa de morte e sequela em crianças e adultos jovens nos países industrializados ocidentais. A lesão encefálica definitiva que se estabelece após o TCE é o resultado de mecanismos fisiopatológicos que se iniciam com o acidente e estendem-se por dias ou semanas. As lesões encefálicas no TCE podem ser classificadas em difusas e focais. Esses dois mecanismos costumam associar-se em um mesmo paciente, embora, geralmente exista o predomínio de um tipo. O conhecimento dos mecanismos fisiopatológicos da lesão cerebral no traumatismo cranioencefálico é fundamental para o estabelecimento de medidas terapêuticas clínicas e cirúrgicas. Neste artigo, realizamos uma revisão crítica da literatura sobre os princípios fisiopatológicos da lesão cerebral no paciente com traumatismo cranioencefálico.

Keywords : Trauma; Traumatismos encefálicos; Fisiopatologia; Revisão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese