SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue6What's new in the diagnosis and management of urinary lithiasis?Evaluation of functional capacity and quality of life of the elderly after ischemic stroke with and without dysphagia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230

Abstract

BOTELHO, Ricardo Vieira et al. Efetividade da metilprednisolona na fase aguda do trauma raquimedular : revisão sistemática dos ensaios clínicos randomizados. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2009, vol.55, n.6, pp. 729-737. ISSN 0104-4230.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302009000600019.

A corticoterapia tem sido testada como protetor neuronal no trauma. Os estudos multicêntricos avaliando a metilprednisolona (MP) na recuperação neurológica após trauma revelaram-se promissores (NASCIS). Porém, várias, críticas às suas metodologias foram publicadas. OBJETIVO: Revisar a literatura relacionada ao uso da metilprednisolona comparada com placebo. MÉTODOS: A análise feita somou a média da melhora obtida nos grupos de pacientes que usaram MP e placebo (PL) à média dos escores dos grupos na linha de base, antes de tratamento, obtendo-se o resultado neurológico final de ambos os grupos. RESULTADOS: O escore motor do grupo MP foi apenas 2,5 pontos maior que o PL em um ano de seguimento. O escore motor em indivíduos intactos é de 70 pontos. A melhora nos escores sensitivos foi igualmente discreta (1,1 e 1,7 pontos para sensibilidade a picadas e tato respectivamente). A taxa de complicações observada em grupo de pacientes em torno de 60 anos foi alta com o uso de MP. CONCLUSÃO: As diferenças na magnitude do benefício clínico obtido (não confirmado por outros estudos) com o uso da MP e com o PL não são significativas em confronto com o potencial de complicações do uso da medicação.

Keywords : Traumatismos da medula espinhal; Metilprednisolona; Hemissuccinato de metilprednisolona.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese