SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue3Cost of liver transplantation at a university hospital of BrazilPrevalence and factors associated with practice of episiotomy at a maternity school in Recife, Pernambuco, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230

Abstract

GAI, Juliana; GOMES, Lucy; NOBREGA, Otávio de Toledo  and  RODRIGUES, Marcelo Palmeira. Fatores associados a quedas em mulheres idosas residentes na comunidade. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2010, vol.56, n.3, pp. 327-332. ISSN 0104-4230.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302010000300019.

OBJETIVO: Verificar quais os fatores associados à presença de queda em um grupo de mulheres idosas independentes e autônomas. MÉTODOS: Foi realizado um estudo descritivo com 83 mulheres idosas participantes do Projeto para a Promoção da Saúde dos Idosos da Universidade Católica de Brasília - UCB. As pacientes responderam a questões sobre sua idade, fatores sociodemográficos, presença de tontura, medicamentos de uso contínuo, autopercepção da saúde e da visão e foram submetidas à Escala de Depressão Geriátrica Abreviada de Yesavage, ao Teste do Alcance Funcional e à Escala de Equilíbrio e Marcha de Tinetti. RESULTADOS: Não se encontrou relação estatisticamente significativa entre idade, fatores sociodemográficos, tontura, medicação psicotrópica, má autopercepção da saúde e da visão e presença de depressão com o fenômeno queda. Entretanto, houve relação de significância estatística para o Teste do Alcance Funcional e a Escala de Equilíbrio e Marcha de Tinetti. CONCLUSÃO: A condição de equilíbrio corporal apresentada pelas mulheres idosas foi o fator que teve associação com a ocorrência de quedas. O Teste do Alcance Funcional e a Escala de Tinetti foram consideradas eficientes na predição do risco de cair, o que sugere que podem ser utilizados tanto para avaliação quanto para identificação de melhora do equilíbrio corporal após o treinamento.

Keywords : Acidentes por quedas; Causas externas; Idoso; Mulheres.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese