SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número2Fadiga relacionada ao câncer: uma revisãoAspectos históricos da endocardite infecciosa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Associação Médica Brasileira

versão impressa ISSN 0104-4230

Resumo

COIMBRA, Felipe José Fernández et al. Avanços no tratamento cirúrgico das metástases hepáticas colorretais. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2011, vol.57, n.2, pp.220-227. ISSN 0104-4230.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302011000200022.

O câncer colorretal é o terceiro tumor mais frequente no ocidente. Cerca de 50% dos pacientes desenvolvem metástases hepáticas na evolução da doença, as quais são responsáveis por, no mínimo, dois terços das mortes1-6. O avanço nas técnicas cirúrgicas e a melhora dos esquemas quimioterápicos têm permitido oferecer tratamento com intuito curativo a um número cada vez maior de pacientes. Neste artigo, fazemos uma revisão dos avanços recentes do tratamento das metástases hepáticas, incluindo estratégias para aumentar as ressecções (por exemplo: embolização da veia porta, ablação por radiofrequência, hepatectomia em dois tempos, quimioterapia de conversão e estratégia inversa de tratamento) e hepatectomias na presença de doença extra-hepática. Por fim, mostramos brevemente o resultado do tratamento cirúrgico de metástases hepáticas no Hospital A.C. Camargo.

Palavras-chave : Neoplasias hepáticas; neoplasias colorretais; neoplasias do sistema digestório; neoplasias gastrointestinais; cirurgia colorretal; hepatectomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons