SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue3Impact of perinatal factors on growth deficits of preterm infants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230

Abstract

FERNANDES, Marcos Rassi et al. Padrões éticos adotados pelas revistas científicas brasileiras das especialidades médicas. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2011, vol.57, n.3, pp.267-271. ISSN 0104-4230.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302011000300007.

OBJETIVO: Analisar os padrões éticos contidos nas instruções aos autores das revistas científicas brasileiras de diversas especialidades médicas e verificar se existe alguma padronização. MÉTODOS: Trata-se de um estudo exploratório em que se avaliaram as revistas científicas brasileiras, catalogadas no "Portal de Revistas em Ciências da Saúde" da Biblioteca Virtual de Saúde de todas as especialidades médicas, com relação às orientações aos autores no envio dos manuscritos, quanto aos padrões éticos em pesquisa de seres humanos. Os dados foram coletados e categorizados quanto à presença das variáveis: aprovação do Comitê de Ética; Declaração de Helsinque e/ou Resolução 196/96, consentimento informado; padrões éticos; requisitos uniformes; sigilo dos pacientes e sem referências éticas. Verificou-se, também, se existia associação entre elas. RESULTADOS: De um total de 8.701 periódicos, 95 foram incluídos no presente estudo. As variáveis foram pesquisadas, verificando a frequência de cada uma delas. Foram referenciados 80% de aprovação do Comitê de Ética; 43,15% da Declaração de Helsinque; 43,15% do consentimento informado; 9,47% dos padrões éticos; 32,63% dos requisitos uniformes e 15,78% do sigilo dos pacientes. Em toda a amostragem, 9,47% das revistas não mencionam qualquer referência ética como orientação aos autores no envio de manuscritos. A associação entre as variáveis ocorreu em 61% da amostra. CONCLUSÃO: Os aspectos éticos no envio de manuscritos foram citados em mais de 90% das instruções aos autores das revistas científicas nacionais, e não existe qualquer tipo de padronização.

Keywords : Ética; bioética; Comitês de Ética em pesquisa.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License