SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue6Risk factors for hypertensive disorders of pregnancy in southern BrazilEndometrium in women with polycystic ovary syndrome during the window of implantation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230

Abstract

LEAL, Renata Cristina de Angelo Calsaverini; BRAILE, Domingo Marcolino; SOUZA, Dorotéia Rossi Silva  and  BATIGALIA, Fernando. Modelo assistencial para pacientes com asma na atenção primária. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2011, vol.57, n.6, pp. 697-701. ISSN 0104-4230.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302011000600019.

Para que haja estruturação de um programa voltado ao controle e prevenção de agravos da asma, é necessário que se estabeleçam ações de regionalização, planejamento e gerenciamento. Hoje, as Portarias Ministeriais permitem que cada município trate suas necessidades com iniciativas locais, baseadas na busca dos indicadores de saúde em parceria com a universidade. Nesse contexto, torna-se factível a implantação de um modelo ideal por meio de demanda organizada por fluxo de atendimento e estrutura física, além da dispensação de medicamentos e capacitação profissional. Objetiva-se a descrição da situação atual modus operandi das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para captação, diagnóstico e seguimento do paciente com asma, assim como da situação atual quanto aos perfis profissional e setorial. Apresenta-se um modelo assistencial para captação, diagnóstico e seguimento do asmático na atenção primária. Trata-se de uma revisão bibliográfica baseada na literatura especializada, por meio de consulta a artigos científicos selecionados pelos bancos de dados SciELO e Bireme, a partir das fontes Medline e Lilacs. Foi criado um Comitê composto por membros que representam a Secretaria de Saúde, a universidade e as sociedades científicas para discussão e planificação.

Keywords : Asma; saúde pública; atenção primária à saúde; promoção da saúde.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese