SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número2Prevalência de lesões cutâneas actínicas em pacientes com carcinoma basocelular do segmento cefálico: um estudo caso-controleLaryngeal sequelae of recurrent respiratory papillomatosis surgery in children índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Associação Médica Brasileira

versão impressa ISSN 0104-4230

Resumo

SIGNORINI, Dario Jose Hart Pontes et al. Diferenças ultrassonográficas da quantidade de gordura corporal e os antirretrovirais. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2012, vol.58, n.2, pp.197-203. ISSN 0104-4230.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302012000200015.

OBJETIVO: Este estudo procurou avaliar o conteúdo de gordura dos portadores do HIV segundo o tempo de uso da terapia antirretroviral (TEMPARV), < 1 ano e > 1 ano. MÉTODOS: A regressão linear múltipla foi utilizada para investigar a associação entre as variáveis ultrassonográficas dos compartimentos corporais de gordura (CCG) da face, braço, abdômen subcutâneo e visceral e as seguintes variáveis explanatórias: sexo, idade, IMC e TEMPARV. RESULTADOS: Do total de pacientes (187), 102 com TEMPARV > 1ano eram portadores de lipodistrofia relacionada ao HIV (LD-HIV), diagnosticados de acordo com os questionários clínicos. Já aqueles com TEMPARV < 1 ano (n= 85, ≈46%) não apresentavam LD-HIV. Com relação ao compartimento visceral, a diferença entre os pacientes com TEMPARV > 1 ano e < 1 ano foi de 11 mm de gordura adicionais naqueles em TEMPARV > 1 ano. As mulheres tinham mais gordura que os homens em todos os CCG periféricos, enquanto eles tinham 7,2 mm a mais de gordura visceral que elas, em média. CONCLUSÃO: A ultrassonografia é um método capaz de medir a espessura de gordura dos CGC aplicável à prática clínica para diagnosticar a LD-HIV.

Palavras-chave : Síndrome de lipodistrofia associada ao HIV; terapia antirretroviral de alta atividade; ultrassonografia; estudos transversais; infecções por HIV.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf epdf ) | Inglês ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons