SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número2Análise comparativa do risco de quedas entre pacientes com e sem diabetes mellitus tipo 2The effect of intracuff alkalinized 2% lidocaine on emergence coughing, sore throat, and hoarseness in smokers índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Associação Médica Brasileira

versão impressa ISSN 0104-4230

Resumo

OLIVEIRA, Gláucia Thaise Coimbra de et al. Avaliação nutricional de pacientes submetidos à hemodiálise em centros de Belo Horizonte. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2012, vol.58, n.2, pp. 240-247. ISSN 0104-4230.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302012000200022.

OBJETIVO: O presente trabalho tem como objetivo caracterizar o estado nutricional de pacientes submetidos à hemodiálise em centros de diálise de Belo Horizonte por meio da Avaliação Global Subjetiva (AGS) e associá-lo a variáveis socioeconômicas, sociodemográficas e clínicas. MÉTODOS: Foram avaliados 575 pacientes em 12 centros de diálise de Belo Horizonte. As variáveis socioeconômicas, sociodemográficas e clínicas foram coletadas em entrevistas por meio de questionários especificamente desenvolvidos para tal. O modelo de regressão logística foi utilizado para verificar o efeito ou influência de cada variável no estado nutricional. RESULTADOS: A prevalência de desnutrição foi significante (19,5%). A população avaliada apresentou, de modo geral, baixo nível socioeconômico, acesso limitado aos serviços de saúde particulares, alta taxa de comorbidades associadas e recebimento de grande número de recomendações nutricionais, não necessariamente adequadas. A idade > 60 anos, a renda igual ou inferior a um salário mínimo, a presença de depressão e o fato de ser aposentado foram fatores de risco para desnutrição, de acordo com a análise multivariada. CONCLUSÃO: A desnutrição é prevalente entre pacientes submetidos a hemodiálise. As diferenças nas características socioeconômicas, sociodemográficas, gerais e clínicas podem ser utilizadas para identificar pacientes que demandam mais atenção, em termos de risco para desnutrição - nesse caso, os idosos, os aposentados, aqueles com depressão e com baixo nível socioeconômico.

Palavras-chave : Desnutrição; estado nutricional; diálise renal; falência renal crônica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês