SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número3Bone mass and body composition in college studentsPhysical activity as a predictor of absence of frailty in the elderly índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Associação Médica Brasileira

versión impresa ISSN 0104-4230

Resumen

FORTES, Paulo Antônio de Carvalho  y  PEREIRA, Patricia Cristina Andrade. Priorização de pacientes em emergências médicas: uma análise ética. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2012, vol.58, n.3, pp. 335-340. ISSN 0104-4230.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302012000300014.

OBJETIVO: Identificar e analisar, à luz de referencial ético, as escolhas e justificativas de profissionais de saúde pública em situações hipotéticas de priorização de pacientes em casos de limitações de recursos no atendimento de emergências médicas. MÉTODOS: Pesquisa qualiquantitativa, mediante entrevistas com 80 profissionais de saúde pública, pósgraduandos (mestrado e doutorado) em Saúde Pública, aos quais foram apresentadas situações hipotéticas, envolvendo os critérios de sexo, idade e responsabilidade, sendo requerido que escolhessem entre alternativas que se referiam à existência de pessoas, correndo igual risco de vida, que necessitavam de atendimento em um serviço de emergência. RESULTADOS: As escolhas priorizaram crianças, jovens, mulheres e casadas, com a tomada de decisão invocando os princípios éticos de vulnerabilidade, utilidade social e equidade. CONCLUSÃO: A pesquisa mostra clara tendência de justificativas das escolhas feitas, orientadas pela ética utilitarista.

Palabras llave : bioética; seleção de pacientes; equidade na alocação de recursos; alocação de recursos; ética institucional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Portugués | Inglés