SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue8Spontaneous intracranial epidural hematoma during rivaroxaban treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230On-line version ISSN 1806-9282

Abstract

VIEIRA, Marcella Amaral Horta Barbosa et al. Desenvolvimento de sarcoidose exclusivamente cutânea em paciente com artrite reumatoide, durante tratamento com etanercepte. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2016, vol.62, n.8, pp.718-720. ISSN 0104-4230.  http://dx.doi.org/10.1590/1806-9282.62.08.718.

Relata-se caso de uma paciente com artrite reumatoide que, após 2 meses de tratamento com o medicamento imunobiológico anti-TNF-α etanercepte, apresentou quadro cutâneo compatível com sarcoidose. Notavam-se pápulas violáceas disseminadas e assintomáticas, cuja histopatologia revelou dermatite crônica granulomatosa, com pesquisa de fungos e bacilos álcool-ácido resistentes negativa. Após suspensão do etanercepte, houve regressão do quadro cutâneo. Apesar de paradoxal, têm sido relatados na literatura casos de sarcoidose cutânea e sistêmica após uso de medicações anti-TNF, sendo raríssimos os casos com acometimento cutâneo exclusivo.

Keywords : sarcoidose; fator de necrose tumoral alfa; doença granulomatosa crônica; artrite reumatoide.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )