SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue2Overweight and obesity in preschoolers: Prevalence and relation to food consumptionInfluence of morbid obesity on physical capacity, knee-related symptoms and overall quality of life: A cross-sectional study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230On-line version ISSN 1806-9282

Abstract

BISINOTTO, Flora Margarida Barra et al. Avaliação qualitativa e quantitativa do conteúdo gástrico através da ultrassonografia. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2017, vol.63, n.2, pp.134-141. ISSN 0104-4230.  https://doi.org/10.1590/1806-9282.63.02.134.

Objetivo:

A aspiração pulmonar do conteúdo gástrico é uma das complicações mais temidas em anestesia. A sua prevenção depende do jejum pré-operatório e da identificação dos pacientes de risco. Não há um método diagnóstico que possa acessar o conteúdo gástrico a qualquer momento. O objetivo deste estudo realizado em voluntários foi fazer uma avaliação qualitativa e quantitativa do conteúdo gástrico utilizando a ultrassonografia.

Método:

O estudo foi realizado em 67 voluntários utilizando uma técnica já descrita de avaliação do antro gástrico, em quatro diferentes situações: jejum, após a ingestão de líquido claro, leite ou refeição sólida. Foi feita uma avaliação qualitativa e quantitativa do conteúdo gástrico por um radiologista que desconhecia o estado gástrico do voluntário. O antro foi considerado vazio, contendo líquido claro ou espesso, ou sólido. O volume total do estômago foi calculado com base na área seccional do antro. Um valor de p<0,05 foi considerado estatisticamente significativo.

Resultados:

Para cada tipo de conteúdo gástrico, as características ultrassonográficas do antro e de seu conteúdo foram descritas e ilustradas. A avaliação qualitativa pode distinguir um estômago vazio de outros com diferentes conteúdos. O volume gástrico calculado foi significativamente maior após a ingestão de qualquer alimento em comparação com o jejum.

Conclusão:

A ultrassonografia à beira do leito pode determinar a natureza do conteúdo gástrico. Também foi possível diferenciar um antro vazio daquele com algum volume. Essas informações podem ser úteis na determinação do risco de aspiração gástrica, principalmente se a condição gástrica é desconhecida ou incerta.

Keywords : conteúdo gástrico; área antral; aspiração pulmonar; jejum pré-operatório; ultrassonografia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )