SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número10Opioid tapering and weaning protocols in pediatric critical care units: a systematic reviewCognition, functionality and symptoms in patients under home palliative care índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Associação Médica Brasileira

versão impressa ISSN 0104-4230versão On-line ISSN 1806-9282

Resumo

CHAGAS, Carlos; PIRES, Lucas; LEITE, Tulio  e  BABINSKI, Marcio. The artery of Mouchet: blood supply of the septomarginal trabecula in 50 human hearts. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2018, vol.64, n.10, pp.916-921. ISSN 0104-4230.  http://dx.doi.org/10.1590/1806-9282.64.10.916.

A trabécula septomarginal é uma estrutura muscular que transmite o ramo direito do feixe atrioventricular. É usualmente suprida por um ramo da segunda artéria septal anterior. Anastomoses entre as artérias coronárias direita e esquerda podem ocorrer na trabécula. São de grande significância especialmente na prevenção de isquemia durante um infarto do miocárdio. Procedimentos cirúrgicos como o de Konno's e Ross implicam conhecimento anatômico desses vasos. As artérias coronárias de 50 corações humanos foram injetadas com látex e dissecadas com o propósito de identificar o ramo arterial que supria a trabécula septomarginal. Em somente 38% dos casos o ramo foi proveniente da segunda artéria septal anterior, enquanto que em 26% dos casos a artéria se originou da primeira septal anterior. Um dos corações teve a trabécula septomarginal suprida por um ramo originário da artéria do cone arterioso. Além disso, foram encontradas anastomoses entre as artérias coronárias no interior da trabécula septomarginal. Em suma, o ramo direito do feixe atrioventricular está sujeito a inúmeras condições clínicas e é alvo de manuseio em cirurgias, logo, o estudo dos ramos septais das artérias coronárias, em especial o ramo trabecular é essencial.

Palavras-chave : Coração/anatomia e histologia; Circulação coronária; Ventrículos do coração/anatomia e histologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )