SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue3Depression in the workplace: screening and treatmentCritical analysis of the classic indications for myocardial revascularization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230On-line version ISSN 1806-9282

Abstract

FEITOSA, Mateus Paiva Marques et al. Dual platelet antiaggregation therapy after myocardial revascularization surgery. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2019, vol.65, n.3, pp.316-318.  Epub Apr 11, 2019. ISSN 0104-4230.  https://doi.org/10.1590/1806-9282.65.3.316.

A cirurgia de revascularização miocárdica (CRM) é tratamento fundamental em pacientes com doença arterial coronariana (DAC) tanto para controle de sintomas quanto para melhora do prognóstico. A patência dos enxertos venosos ainda hoje é o ponto mais vulnerável do tratamento cirúrgico, por apresentar alta prevalência de oclusão tanto no pós-operatório imediato como no seguimento em longo prazo. A aspirina tem papel bem estabelecido neste cenário e, por muito tempo, o uso do clopidogrel ficou restrito a pacientes alérgicos a aspirina. Recentemente, análises de subgrupos de estudos com diferentes terapias antiplaquetárias demonstraram redução de mortalidade e eventos cardiovasculares em pacientes em uso de dupla antiagregação plaquetária (Dapt) submetidos à CRM, ainda que tais estudos não tenham sido desenhados para avaliar este perfil de pacientes. Contudo, há ainda uma quantidade insuficiente de estudos randomizados com uso de Dapt nesse contexto, resultando em uma discordância entre as diretrizes europeia e americana de cardiologia quanto à sua indicação e gerando dúvidas na prática clínica.

Keywords : Ponte de artéria coronária; Doença da artéria coronariana; Aspirina; Inibidores da agregação de plaquetas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )