SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue3Metastasis from glioblastoma multiforme: a meta-analysisMost common histopathological patterns of the Minas Gerais Association of the Centers of Nephrology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230On-line version ISSN 1806-9282

Abstract

ALVES, Dalton Gonçalves Lima et al. The positive impact of physical activity on the reduction of anxiety scores: a pilot study. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2019, vol.65, n.3, pp.434-440.  Epub Apr 11, 2019. ISSN 0104-4230.  https://doi.org/10.1590/1806-9282.65.3.434.

OBJETIVOS:

Comparar escores de ansiedade entre praticantes de atividade física e sedentários, entre homens e mulheres e relacioná-los com frequência de atividade física e idade.

MÉTODOS:

Amostra de 256 praticantes de atividade física aeróbica regular foi comparada à amostra de 256 sedentários (grupo controle). Escores de ansiedade foram quantificados por meio do Inventário de Ansiedade Estado-Traço de Spielberger (Idate). Os escores dos grupos foram comparados por meio dos testes t de Student e qui-quadrado para dados paramétricos e não paramétricos, respectivamente. A correlação entre escores de diferentes variáveis foi realizada pelo teste de Pearson.

RESULTADOS:

Houve diferença significativa entre os escores médios de ansiedade (p < 0,001) e o teste qui-quadrado comprovou haver maior prevalência de escores de ansiedade intensa (p < 0,001) no grupo de sedentários. Idade não se correlacionou com piores escores de ansiedade (p < 0,05). Em relação ao sexo, mulheres apresentaram maior prevalência de escores de ansiedade intensa.

CONCLUSÕES:

Praticantes de atividade física possuem menores escores de ansiedade e ambos os sexos se beneficiam com o potencial ansiolítico da prática de atividade física. Portanto, foi comprovado que a máxima de Juvenal, Mens sana in corpore sano, também pode ser interpretada em sentido inverso, em que um corpo são se correlaciona com uma mente sã.

Keywords : Ansiedade; Exercício; Estilo de vida sedentário; Psiquiatria.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )