SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue3Systemic dissemination of glioblastoma: literature reviewViolence and sexually transmitted infections in pregnancy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230On-line version ISSN 1806-9282

Abstract

CAMARGO, Celeste Rodovalho Soares de et al. Uremic neuropathy: an overview of the current literature. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2019, vol.65, n.3, pp.469-474.  Epub Apr 11, 2019. ISSN 0104-4230.  https://doi.org/10.1590/1806-9282.65.3.469.

INTRODUÇÃO:

A neuropatia periférica (NU) é um distúrbio que afeta o corpo celular, o axônio ou a mielina do motor ou neurônios sensoriais periféricos e ocorre em 60%-100% dos pacientes que são submetidos à diálise por doença renal crônica. A neuropatia urêmica é atribuída à acumulação de resíduos orgânicos, evidente em pacientes com taxa de filtração glomerular reduzida.

OBJETIVO:

O objetivo desta revisão é fazer com que as características clínicas da neuropatia urêmica sejam evidenciadas, permitindo o diagnóstico e tratamento precoce.

MÉTODO:

Esta é uma revisão da literatura de artigos publicados no PubMed nos últimos dez anos usando “Neuropatia Urêmica” como “Título/Resumo”.

RESULTADOS:

No total, foram incluídos nove artigos que atendem aos critérios de inclusão. A NU é uma polineuropatia sensório-motora simétrica distal que ocorre devido ao acúmulo de toxinas urêmicas associadas à atividade de radicais livres relacionados ao estresse oxidativo. A hipercalemia tem um papel importante na sua fisiopatologia. O diagnóstico depende de estudos de condução nervosa e o tratamento inclui diálise ou transplante renal.

CONCLUSÃO:

As apresentações clínicas das NU são amplas e não específicas; no entanto, é importante detectar mudanças iniciais para evitar sua progressão. Quanto mais precoce for a detecção e tratamento da NU, melhor será o resultado clínico.

Keywords : Condução nervosa; Diálise; Transplante de rim; Doenças do sistema nervoso periférico; Uremia/complicações.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )