SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue3Uremic neuropathy: an overview of the current literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230On-line version ISSN 1806-9282

Abstract

TEIXEIRA, Sérgio Araujo Martins; TAQUETTE, Stella R.  and  MONTEIRO, Denise Leite Maia. Violence and sexually transmitted infections in pregnancy. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2019, vol.65, n.3, pp.475-484.  Epub Apr 11, 2019. ISSN 0104-4230.  https://doi.org/10.1590/1806-9282.65.3.475.

OBJETIVO:

Sintetizar o conhecimento produzido em estudos sobre a associação entre violência e IST na gestação.

MÉTODOS:

Nesta revisão sistemática, envolvemos as atividades básicas de identificação, compilação e registro dos ensaios. Os instrumentos de coleta de dados foram os estudos que investigaram, explicitamente, as relações entre violência e gestação e IST, no período de julho de 2012 a julho de 2017, utilizando PubMed, Biblioteca Cochrane, SciELO e Lilacs.

RESULTADOS:

Ao todo, 26 artigos foram escolhidos para formar a base da análise deste estudo. A relação entre violência e IST foi observada em 22 dos 26 estudos, sendo que em oito deles a violência foi praticada durante o período de gestação. Em dois estudos, não houve evidências dessa relação. Em um estudo, a falta de cuidados com a IST foi atribuída ao despreparo dos profissionais de saúde. Transtornos mentais foram citados como resultantes de IST em três artigos e em outro como resultado de violência. Um estudo encontrou violência mais frequente contra adolescentes, enquanto outros dois citaram a gestação como um fator de proteção.

CONCLUSÕES:

A VPI combina características que possuem uma expressão diferenciada quando a mulher está no período gestacional. A literatura aponta para uma relação entre a VPI contra as mulheres e a presença de IST. O acompanhamento da gravidez, seja no pré-parto, seja no pós-parto, oferece oportunidades únicas para o profissional de saúde identificar situações de violência e, assim, prestar assistência.

Keywords : Violência contra as mulheres; Infecções sexualmente transmissíveis; Gravidez; Aborto; Natimorto; Ofensas sexuais.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )