SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue5Restless legs syndrome and quality of life in pregnant womenPlatelet to lymphocyte and neutrophil to lymphocyte ratios as strong predictors of mortality in intensive care population author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230On-line version ISSN 1806-9282

Abstract

BAPTISTA, Aimée Denzeler et al. Knowledge of human papillomavirus and Pap test among Brazilian university students. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2019, vol.65, n.5, pp.625-632.  Epub June 03, 2019. ISSN 0104-4230.  http://dx.doi.org/10.1590/1806-9282.65.5.625.

OBJETIVO:

O papilomavírus humano (HPV) é o vírus sexualmente transmissível mais prevalente no mundo, estando a infecção por este agente associada a um aumento do risco do câncer de colo uterino. A abordagem mais eficaz para o controle desse tipo de câncer continua sendo a triagem por meio do exame preventivo (Papanicolaou). Este estudo analisa o conhecimento de estudantes universitárias de cursos da área da saúde, bem como cursos de graduação de outras áreas do conhecimento com relação a questões importantes sobre o HPV.

MÉTODO:

Quatrocentas e setenta e três estudantes universitárias responderam a um questionário que avaliava os conhecimentos sobre a infecção pelo HPV, o câncer de colo do útero e o exame preventivo. Após análise descritiva, foi feita a análise multivariada por regressão logística para identificação dos fatores associados à informação sobre o HPV/câncer de colo do útero.

RESULTADOS:

O conhecimento das universitárias foi maior para questões simples relacionadas ao HPV e ao exame preventivo, mas foi menor para as correlações do HPV com verrugas genitais e com o câncer de colo do útero. Ser aluna da área da saúde e ter alta renda foram fatores associados ao maior conhecimento. Somente uma minoria das participantes reconheceu todas as situações que aumentavam o risco de infecção pelo HPV apresentadas no questionário.

CONCLUSÃO:

Os resultados evidenciam a necessidade de realização de campanhas educativas sobre a infecção pelo HPV, do seu potencial como agente de câncer do colo uterino e as formas de prevenção disponíveis.

Keywords : Papillomaviridae; Neoplasias do colo do útero; Teste de Papanicolaou; Estudantes; Conhecimento.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )