SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14State and market in globalization: the reformulation of relations between politics and economy índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Sociologia e Política

versão impressa ISSN 0104-4478versão On-line ISSN 1678-9873

Resumo

DINIZ, Eli. A busca de um novo modelo ecômico: padrões alternativos de articulação público-privado. Rev. Sociol. Polit. [online]. 2000, n.14, pp.7-28. ISSN 0104-4478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782000000100001.

O presente artigo tem por objetivo analisar, a partir de uma perspectiva histórica, os padrões de articulação entre os setores público e privado no Brasil, ao longo das várias fases da industrialização por substituição de importações, confrontando-os com o momento atual, marcado pela desestruturação dos antigos canais de articulação Estado-sociedade, sem a criação de formatos institucionais alternativos para a negociação entre elites estatais e interesses organizados. Além da perspectiva diacrônica, o artigo lança mão da abordagem comparativa, contrastando o caso brasileiro com as experiências de outros países, em momentos decisivos de sua trajetória, marcados pela reestruturação econômica e redefinição de estratégias de desenvolvimento.

Palavras-chave : Empresariado e Estado; padrões de articulação Estado-sociedade; processo decisório e democracia; transição e reestruturação produtiva; estratégias de desenvolvimento.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons