SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue17Cycles of political mobilization and institutional change in BrazilTransitology, consolidology and democracy in Latin America: a critical review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Sociologia e Política

Print version ISSN 0104-4478

Abstract

LOBATO, Anderson Orestes Cavalcante. Política, constituição e justiça: os desafios para a consolidação das instituições democráticas. Rev. Sociol. Polit. [online]. 2001, n.17, pp. 45-52. ISSN 0104-4478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782001000200005.

Os atores políticos encontram na Constituição os contornos institucionais para uma política democrática. Contudo, o texto constitucional não seria capaz de oferecer as condições necessárias à estabilidade governamental. A concretização de uma política de governo exigirá a reforma da Constituição, bem como uma jurisprudência constitucional uniforme; a Justiça Constitucional encontra-se, desse modo, no centro do debate político democrático. A tensão existente entre a vontade política do Governo e a vontade da Constituição somente poderia ser equilibrada pelo Judiciário, cuja instituição estaria vivenciando uma crise de legitimidade, organização e procedimento.

Keywords : constitucionalidade; democracia; justiça constitucional; reforma do Judiciário; judicialização da política.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese