SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Concepções estratégicas brasileiras no contexto internacional do pós-Guerra FriaO ensino das relações internacionais no Brasil: problemas e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Sociologia e Política

versão impressa ISSN 0104-4478versão On-line ISSN 1678-9873

Resumo

ALMEIDA, Paulo Roberto de. A política internacional do Partido dos Trabalhadores: da fundação à diplomacia do governo Lula. Rev. Sociol. Polit. [online]. 2003, n.20, pp.87-102. ISSN 0104-4478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782003000100008.

O presente artigo analisa as posições de política externa assumidas pelo Partido dos Trabalhadores e pelo candidato presidencial Luiz Inácio Lula da Silva, desde a fundação do Partido, no início dos anos 1980, passando pelas eleições de 1989, até o pleito vitorioso de 2002. Destacam-se os temas básicos do programa partidário e sua evolução gradual em direção a uma postura mais próxima da forma tradicional de atuação da diplomacia profissional, caracterizada pelo multilateralismo juridicista, gradualista e pacifista. Além disso, examina as principais questões da agenda diplomática brasileira - especialmente as econômicas e comerciais -, as negociações e a discussão dos limites e possibilidades de inovação nesse terreno, concluindo pela preservação das grandes linhas de continuidade na política externa brasileira no governo atual.

Palavras-chave : diplomacia brasileira; agenda econômica internacional; Mercosul; Partido dos Trabalhadores; governo Lula.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons