SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20The foreign policy of the Partido dos Trabalhadores: from its founding to the Lula administration governmentPolitical capital and electoral career: some variables in the elections for the Brazilian Congress author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Sociologia e Política

Print version ISSN 0104-4478

Abstract

MIYAMOTO, Shiguenoli. O ensino das relações internacionais no Brasil: problemas e perspectivas. Rev. Sociol. Polit. [online]. 2003, n.20, pp. 103-114. ISSN 0104-4478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782003000100009.

Em função das grandes transformações verificadas no mundo, na última década, ocorreu um rápido aumento na quantidade de cursos de Relações Internacionais (RI) no Brasil. Atualmente, há quase sessenta cursos em funcionamento. Percebe-se, todavia, é que nem sempre se asseguram condições adequadas para o funcionamento desses cursos. Deficiências podem ser observadas não só no corpo docente, como também nas bibliotecas, que muitas vezes não dispõem de acervo suficiente para atender às demandas das disciplinas ministradas. Juntamente com esses problemas, os egressos dos cursos de RI têm manifestado preocupações com sua inserção no mercado de trabalho, apesar de se encontrarem em uma área em plena expansão, e terem uma formação múltipla que os torna altamente competitivos. Neste artigo analisamos as condições sociais que criam a demanda pelo estudo das Relações Internacionais no Brasil, bem como as exigências legais e institucionais para o bom funcionamento dos cursos de graduação nessa área.

Keywords : Relações Internacionais; qualidade no ensino de Relações Internacionais; exigências legais e institucionais; inserção no mercado de trabalho.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese