SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Revisão judicial e judicialização da política no direteito ocidental: aspecto relavantes de sua gênese e desenvolvimentoCultura política, instituições e experiência democrática no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Sociologia e Política

versão impressa ISSN 0104-4478versão On-line ISSN 1678-9873

Resumo

CORADINI, Odaci Luiz. Engajamento associativo-sindical e recrutamento de elites políticas: tendências recentes no Brasil. Rev. Sociol. Polit. [online]. 2007, n.28, pp.181-203. ISSN 0104-4478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782007000100012.

Com base na constatação do crescimento contínuo da quantidade de políticos de atuação em âmbito nacional (deputados federais, senadores e ministros) vinculados a algum tipo de associação ou sindicato, são examinadas as relações desse fato com os respectivos trajetos sociais e com as posições no espaço político. Para tanto, consideram-se políticos vinculados a associações-sindicatos de trabalhadores urbanos, rurais e de funcionários públicos, de professores e de empresários eleitos no período de 1994 a 2003. A principal hipótese para o aumento dos usos do capital associativo com a intensificação da concorrência eleitoral posterior ao regime autoritário é a de que os processos eleitorais agregam diferentes recursos e princípios de legitimação e representação. As modalidades dessa reconversão de capital associativo em recursos políticos e a dinâmica das relações entre o engajamento associativo e a política eleitoral não decorrem de alguma regra geral, mas de configurações específicas.

Palavras-chave : elites políticas; capital associativo; engajamento político; militância política; representação política.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons